Trabalhando muito…

Essas últimas semanas estive bem ocupado. A Propus está trabalhando com uma reestruturação no “modus operandi” do departamento operacional e desenvolvimento. Assim surge o “Scrum” como modo de trabalho operacional, e não apenas para o desenvolvimento.

Claro que para isso funcionar, precisou-se algumas adaptações e ainda estamos nos adaptando a nova forma de trabalho. No entanto, a estruturação está se mostrando muito eficiente, permitindo que possamos trabalhar mais em menos tempo.

Continuarei tratando desse assunto com o passar do tempo e o costume com a estrutura do “Scrum”.


Enquanto isso, na semana passada fui mandado pela primeira vez em viagem official pela empresa, representando a mesma.

Fui a Farroupilha atender um cliente em uma instalação de um sistema LTSP muito particular. Sendo o servidor LTSP conectado diretamente ao modem de internet configurado em forma bridge (portanto, ligado diretamente à internet), foi necessário pensar uma forma de manter o controle da navegação, o que foi possível com uma mágica de firewall (identificando de qual usuário vinha o pacote) e um proxy autenticado.

Além disso, foi feita uma forma de autenticar via ssh nas estações de trabalho (sendo um LTSP5, foi até simples) e instalação de impressoras remotas.

O sistema ficou funcionando muito bem, porém levou 2 dias para colocá-lo em produção, sendo que grande parte do tempo foi tentando resolver uma dificuldade com a senha da conexão banda larga e outra parte baixando atualizações (coisas que poderiam ter sido solicitadas previamente e testadas de maneira mais efetiva, evitando esses contratempos).

Como dizia o velho filósofo: “Vivendo e aprendendo…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *