Nova semana, novos desafios

Os dias passam, a semana passou muito rápido e eu fiquei calado durante uns dias, mas cá estou…

Essa semana tenho feito trabalho de campo… Pois é, chega um ponto dos projetos que levo que acabo tendo que fazer trabalho de campo, indo ao cliente e fazendo uma instalação física e/ou lógica básica para que se tenha acesso através de um túnel VPN, constituído na mesma instalação básica do sistema.

Às vezes esse trabalho de campo torna-se um tanto chato, principalmente quando acabo percebendo muita perda de tempo aguardando que trabalhos de outros sejam executados.

Esse foi o caso desta semana. Diversos dias estive fora da Propus para executar trabalho de campo em um cliente, no qual estamos com parceria com uma fabrica de software, responsável por criar o sistema web que administrará o negócio deste cliente.

Ficava eu horas parado esperando que a parte do parceiro fosse executada e, muitas vezes, o que eu teria que fazer poderia ser feito remotamente. Enfim, perda de tempo… Mas no fim das contas, minha presença acabava sendo necessária pelo simples motivo de ter uma pessoa representando a empresa junto ao cliente.

Pode parecer besteira, mas o cliente se sente mais seguro quando um técnico da empresa responsável pela execução de um serviço está presente, mesmo que seja para explicar que sua parte está feita, mas ele está lá caso o parceiro precise de algo.

Informática é coisa de gente forte!!!

Ontem fui à sede de um cliente para colocar todos os equipamentos dentro de um rack. As pessoas tem o costume de achar que informatas passam o dia sentados na frente de um computador, tomando café e digitando coisas incompreensíveis, que só mesmo as máquinas para entenderem.

Não poderiam estar mais enganadas. Faz parte das funções de um SysOp colocar os equipamentos no lugar, e quando se fala de serviços de alta disponibilidade, se fala de equipamentos muito mais robustos que computadores domésticos e no-breaks pequenos e “pesadinhos”.

Nesse cliente, por exemplo, foram colocados num rack Dell (lindíssimo) um storage Dell que pesava cerca de 15 Kg, um servidor Dell de 1 U que pesa cerca de 10 Kg, uma Tape Libery Dell Power Voult com seus 20 Kg, um outro servidor Dell minitorre (o mais levinho), com seus 5 Kg e o equipamento principal: um No-Break de rack, onde via-se informado na caixa que tinha 50 Kg, mas antes, uma unidade de baterias extras que na caixa dizia ter 75 Kg.

Pois é… quatro homens fortes levantaram a unidade de baterias extras gemendo. A unidade principal do no-break foi carregada por meros três…

Resultado, um rack lindo, com vários equipamentos novinhos e lindos e uma baita dor nas minhas costas… 😀

Novo blog para minhas coisas de trabalho

Pois é… Parece algo estremamente normal, até mesmo banal nos dias atuais, que as pessoas tenham em seu pull de sites um blog exclusivamente para coisas de trabalho.

Eu ainda não tinha. Já tinha o domínio UniversoLivre.com.br a uns 4 anos, e já tinha usado ele para um blog de notícias, mas acabei deixando de lado. Depois, ele se tornou apenas um direcionamento para um blog pessoal que tenho.

Agora, junto com dois colegas de trabalho, fechei um contrato de um servidor novinho, hospedado no exterior… bom e barato. Valia a pena e pensei: “Tá… o que vou colocar lá?”

Primeira coisa que veio a mente… Um blog… mas não um blog pessoal, pois seria denegrir o belo domínio universolivre.com.br, portanto, pensei bem e criei um blog profissional, onde colocarei o que ando fazendo, tecnologias que tenho tido contato e os grandes desafios que enfrento diariamente.

Creio que vai ter assunto para colocar aqui, só não sei se terei tempo para colocar tudo… resumão nisso!!!