Synergy Multimáquinas…

Uma parede de monitores, diversas máquinas, um teclado e um mouse!

É isso mesmo, venho falar sobre o maravilhoso software de “KM” virtual chamado Synergy. No meu blog pessoal (http://hugen.matilha.org) pode ser lido que eu já usava esse software entre minha máquina do trabalho e meu notebook Asus EeePC. Agora melhorei essa configuração.

Na Propus temos uma parede semi-coberta de monitores, todos ligados a uma máquina multi-monitores, responsável por manter todos os sistemas de monitoramento sempre a vista. Temos, também, uma tv, ligada a outra máquina que gerencia as cameras de segurança. Sabendo disso e das maravilhas que estou falando sobre o Synergy podem imaginar o que fiz.

Liguei uma tela 17″ ao meu Asus EeePC, deixando-a ao lado da tela do meu computador de trabalho. Essa tela fica, aparentemente (vendo do meu ponto de vista enquanto trabalho) logo abaixo da tv das cameras, enquanto o monitor da minha máquina de trabalho fica abaixo dos munitores da máquina multimunitores.

A idéia era ter verdadeiramente uma parede de monitores à minha disposição, então instalei o Synergy em ambas as máquinas que ainda não o tinham, e em seguida configurei o servidor Synergy para reconhecê-los e, adivinhem?, funcionou perfeitamente.

Hoje tenho uma parede de monitores a serem usados como se fossem apenas um, sendo que um está na minha máquina de trabalho, outro no meu notebook, outros 6 na máquina multimonitores e uma TV para completar…

Só vendo para acreditar… Maravilhoso!

Debian Day Brasil 2008 Porto Alegre – O Relato

Hoje foi o dia do 15o. aniversário do Projeto Debian e que melhor forma de seus ativistas comemorarem do que reunindo-se para aprender mais sobre o sistema? Foi justamente o que fizeram alguns dos voluntários do Grupo de Usuários Debian do Rio Grande do Sul – Debian-RS na sede da maior empresa de informática da America Latina, o SERPRO.

Com apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, Associação SoftwareLivre.org, Lord of the Geeks, Propus informática e OS Systems, o Debian Day deste ano teve a participação dos palestrantes André Felipe Machado, Luiz Eduardo Guaraldo, Pablo Lorenzzoni, Gérson Tessler e Diogo Biazus, além de uma mesa redonda com Deivi Khun e André Machado, tendo como intermediador Sady Jaques.

O Dia iniciou-se com atraso, é verdade, mas a palestra “Não sou programador, como posso ajudar?” foi um ótimo inicio, mostrando que tem muitas opções pata quem quer ajudar o projeto Debian fora codificar programas. Logo na sequência, a palestra “Vou me sentir em casa desenvolvendo para o projeto Debian?” mostrou o que é necessário para se sentir bem dentro deste grupo.

O churrasco de confraternização foi muito alegre, apesar da forte chuva que caiu naquele momento. Um grupo de pessoas muito felizes e falantes ocupou os espaços do galpão do SERPRO para comer, comentar sobre as palestras e se divertir.

A tarde iniciou-se com a mesa redonda (que não tinha mesa) de debate, onde Deivi falou das apreensões e dificuldades do SERPRO por querer não apenas abrir código de programas, mas participar ativamente do projeto Debian com seu capital humano. André, por sua vez, falou sobre as vantagens que a empresa teria em emprestar seu capital humano fazendo com que soluções criativas que serviriam para o SERPRO ajudassem toda uma comunidade de usuários de Linux do mundo.

A palestra “Vídeo Streamming com Theora” mostrou o funcionamento do codec deste nome, por que a TV SoftwareLivre.org decidiu-se por ele, como configurar e usar o sistema de Internet streamming e alguns pontos que estão sendo pensados para o futuro. Contou também com uma pequena demonstração de stream no EeePC em demonstração do evento.

O Pentaho é um software de Business Intelligence em software livre extremamente interessante, foi o que mostrou a palestra “Conceitos e arquitetura da plataforma de business intelligence livre Pentaho” e, encerrando o dia foram vistas várias possibilidades para manter-se bancos de dados PostgreSQL em alta disponibilidade na palestra “PostgreSQL HA”.

O saldo foi muito positivo, com muita informação e confraternização.

Debian Day Porto Alegre 2008

Estou na organização de um mega evento local em Porto Alegre e venho convidar todos aqui para esse que não será o primeiro, mas um dos melhores Debian Day de Porto Alegre.

É verdade que não é novidade. Desde 2001 Porto Alegre faz Debian Day anualmente (Opa… esse será o 8o.), mas com certeza esse será um evento inovador. Segue uma pequena lista de inovações que terá esse evento:

1. Lan Party: Uma demonstração de que é possível se divertir comjogos de ação em sistema operacional livre;

2. Key Signing Party: Essa festa de assinatura de chaves PGP costuma ocorrer em grandes eventos de Debian pelo mundo, como já ocorreu em FISLs e DebCons. No entanto, nunca ocorreu em um Debian Day de Porto Alegre… Não sei bem porque…

3. Coffee Break: Nada de mais, a não ser que não é comum oferecer comida em um evento de informática aberto ao grande público, sem custo de inscrição.

4. Interesse Corporativo: O evento não foi pensado apenas para afixionados em Debian, pois terá coisas com enfase bem focada no mercado corporativo. Entre elas, palestras, uma oficina e debates com a presença da maior empresa Brasileira de informática.

5. Interesse de curiosos: Uma palestra pensada exclusivamente para aqueles que usam o sistema, querem ajudar mais não sabem como e outra para programadores que ainda estão reticentes em ajudar o Debian.

6. Confraternização: Além dos dois momentos de Coffee Break, um almoço “loco de especial, tchê”, como falamos aqui no sul. Claro que o cardápio é Churrasco… Mas o mais importante é juntar a galera para comer juntos. O preço também será “loco de especial, tchê”.

Debian Day Porto Alegre 2008

Para uma comunidade tida como radical e que até dois meses atrás estava um tanto quanto parada, acho que será um evento maravilhoso!

Clicando na imagem alí em cima tu podes ver mais informações e te adiantar em te escreveres, pois as vagas são limitadas.