Debian Day Brasil 2008 Porto Alegre – O Relato

Hoje foi o dia do 15o. aniversário do Projeto Debian e que melhor forma de seus ativistas comemorarem do que reunindo-se para aprender mais sobre o sistema? Foi justamente o que fizeram alguns dos voluntários do Grupo de Usuários Debian do Rio Grande do Sul – Debian-RS na sede da maior empresa de informática da America Latina, o SERPRO.

Com apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, Associação SoftwareLivre.org, Lord of the Geeks, Propus informática e OS Systems, o Debian Day deste ano teve a participação dos palestrantes André Felipe Machado, Luiz Eduardo Guaraldo, Pablo Lorenzzoni, Gérson Tessler e Diogo Biazus, além de uma mesa redonda com Deivi Khun e André Machado, tendo como intermediador Sady Jaques.

O Dia iniciou-se com atraso, é verdade, mas a palestra “Não sou programador, como posso ajudar?” foi um ótimo inicio, mostrando que tem muitas opções pata quem quer ajudar o projeto Debian fora codificar programas. Logo na sequência, a palestra “Vou me sentir em casa desenvolvendo para o projeto Debian?” mostrou o que é necessário para se sentir bem dentro deste grupo.

O churrasco de confraternização foi muito alegre, apesar da forte chuva que caiu naquele momento. Um grupo de pessoas muito felizes e falantes ocupou os espaços do galpão do SERPRO para comer, comentar sobre as palestras e se divertir.

A tarde iniciou-se com a mesa redonda (que não tinha mesa) de debate, onde Deivi falou das apreensões e dificuldades do SERPRO por querer não apenas abrir código de programas, mas participar ativamente do projeto Debian com seu capital humano. André, por sua vez, falou sobre as vantagens que a empresa teria em emprestar seu capital humano fazendo com que soluções criativas que serviriam para o SERPRO ajudassem toda uma comunidade de usuários de Linux do mundo.

A palestra “Vídeo Streamming com Theora” mostrou o funcionamento do codec deste nome, por que a TV SoftwareLivre.org decidiu-se por ele, como configurar e usar o sistema de Internet streamming e alguns pontos que estão sendo pensados para o futuro. Contou também com uma pequena demonstração de stream no EeePC em demonstração do evento.

O Pentaho é um software de Business Intelligence em software livre extremamente interessante, foi o que mostrou a palestra “Conceitos e arquitetura da plataforma de business intelligence livre Pentaho” e, encerrando o dia foram vistas várias possibilidades para manter-se bancos de dados PostgreSQL em alta disponibilidade na palestra “PostgreSQL HA”.

O saldo foi muito positivo, com muita informação e confraternização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.